Troca de Óleo

Troca de Óleo

Na hora da troca do óleo surgem dúvidas quanto às especificações do lubrificante, tempo, quilometragem, filtro, etc.  O que fazer neste caso? A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo, mas atenção com manuais mais antigos que indicam a troca de óleo a cada 20.000 km.  Consulte as concessionárias para obter informações mais atualizadas. 

O fenômeno da borra, óleo que vira uma espécie de pasta, se disseminou pelo Brasil há alguns anos atrás danificando motores de veículos de passeio de várias marcas. Esse problema foi ocasionado (1) pelo uso de lubrificante e combustível fora das especificações e (2) pela troca do óleo ou do filtro fora do tempo e/ou da quilometragem correta. 

Nos intervalos entre trocas não se esqueça de checar o nível de óleo.  Complete-o com o óleo adequado, caso  haja necessidade, para que as propriedades do lubrificante seja reestabelecida.  Desta forma o motor permanece limpo e perfeitamente lubrificado. 

Para carros da década de 1980, o consumo de óleo considerado normal é de até 1 litro para cada 1.000 km.  Nos carros dos anos 2000 em diante o consumo estimado é de até 300 ml para cada 1.000 km.  No entanto, é importante considerar a maneira de utilização do veículo.  Para carros que trafegam constantemente por distância menores que 10 quilômetros, que permanecem em marcha-lenta grande a maior parte do tempo, que circulam no anda-e-para das cidades em ambientes extremamente empoeirados e que rebocam cargas pesadas, a quilometragem e o tempo da troca de óleo deve ser reduzida em 50%. 

O filtro de óleo é o componente automotivo que tem por finalidade manter o óleo lubrificante dentro dos parâmetros necessários, protegendo assim componentes internos do motor através da lubrificação. Deve ser substituído integralmente a cada troca do lubrificante para preservar a vida útil do motor.  Normalmente a substituição acontece na primeira troca de óleo e depois a cada duas, junto com a troca do lubrificante. 

Araujo Pneus possui equipe de profissionais preparados para ajudá-lo com sua troca de óleo.